terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

O SONO E OS SONHOS


Perg. 401- Durante o sono, a alma repousa com o corpo?


"Não, o Espírito jamais está inativo. Durante o sono, afrouxam-se os laços que o prendem ao corpo e não precisando este então da sua presença, ele se lança pelo espaço e entra em relação mais direta com os outros Espíritos."


Perg. 402- Como podemos julgar da liberdade do Espírito durante o sono?

"Pelos sonhos. Quando o corpo repousa, acredita-o, tem o Espírito mais facilidades do que no estado de vigília. Lembra-se do passado e algumas vezes prevê o futuro. Adquire maior potencialidade e pode pôr-se em comunicação com os demais Espíritos, quer deste mundo, quer do outro.
(...)

Perg. 403- Por que não nos lembramos sempre dos sonhos?

"Em o que chamas sono, só há repouso do corpo, visto que o Espírito está constantemente em atividade. Recobra, durante o sono, um pouco da sua liberdade e se corresponde com os que lhe são caros, quer neste mundo, quer em outros. Mas, como é pesada e grosseira a matéria que o compõe, o corpo dificilmente conserva as impressões que o Espírito recebeu, porque a este não chegaram por intermédio dos órgãos corporais."

Perg. 412- Pode a atividade do Espírito, durante o repouso, ou o sono corporal, fatigar o corpo?

"Pode, pois que o Espírito se acha preso ao corpo qual balão cativo ao poste. Assim como as sacudiduras do balão abalam o poste, a atividade do Espírito reage sobre o corpo e pode fatigá-lo.

Perg.414- Podem duas pessoas que se conhecem visitar-se durante o sono?

"Certo e muitos que julgam não se conhecerem costumam reunir-se e falar-se. Podes ter, sem que o suspeites, amigos em outro país. É tão habitual o fato de irdes encontrar-vos, durante o sono, com amigos e parentes, com os que conheceis e que vos podem ser úteis, que quase todas as noites fazeis essas visitas."

"O Livro dos Espíritos" - Allan Kardec
Capítulo VIII - "Da Emancipação da Alma"





Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...