sábado, 2 de janeiro de 2010

SONO E SONHOS


Durante o sono, emancipa-se o Espírito, parcialmente, do corpo, e ingressa no mundo espiritual, para uma vivência autêntica, real, de duração mais ou menos longa.
É nesse estado que ocorrem os sonhos, para os quais oferece o Espiritismo interessantes e sensatas explicações.
(...)
Reuniões maravilhosas se realizam na Espiritualidade, enquanto dormimos, com o objetivo do esclarecimento, da orientação, do reconforto.
Tais reuniões constituem a demonstração cabal do interesse constante de Jesus, através de seus Mensageiros, pela nossa melhoria, pelo nosso progresso.
Com base nos ensinos da Codificação e dos Instrutores Espirituais, podemos nós, os encarnados, conhecer um pouco das características dessas admiráveis assembléias.
Algumas destinam-se a determinados grupos de criaturas ainda no corpo físico, que, prevalecendo-se da bênção do repouso orgânico, deslocam-se, tão logo adormecem, para locais já do seu conhecimento, verdadeiros tabernáculos espirituais, geralmente acompanhadas de amigos generosos.
Pela intercessão desses Benfeitores, podem comparecer criaturas não integrantes de tais grupos.
Outras, não comparecem: desviam-se, tão logo adormecem, para outros ambientes, qual se verifica na Terra, onde o indivíduo pode modificar, por vontade própria ou por indução de terceiros, o roteiro planejado ao sair de casa.
No entanto, no estado de vigília, ao despertar, devido à reduzida potencialidade do aparelho cerebral, conserva, apenas, a essência dos ensinos, sem os pormenores.

Os efeitos dessas reuniões, benéficos e salutares, presididas por Sábios Instrutores, fazem-se notados no ou nos dias seguintes.
Labores diuturnos são reiniciados em clima de esperanças e bom ânimo.
Idéias se renovam com acréscimo de novos valores educativos.
Alívio e repouso dão sentido diferente à existência.
Contrariamente, almas ainda apegadas às expressões grosseiras da vida participam de reuniões de nível inferior, em zonas próximas à crosta terrena, com entidades do mesmo tipo vibratório.
Extravasam-se, então, em vários rumos, durante o sono, certos impulsos e tendências, sentimentos e propósitos, levando o Espírito parcialmente desprendido a determinado comportamento que, em estado normal, isto é, na vigília, não teria coragem de adotar.
Com o relaxamento das defesas próprias, de ordem moral, de sentido ético, exteriorizam-se sentimentos diversos, contidos na vida física pela responsabilidade social ou religiosa, pelas ocupações de rotina e por deveres outros, inerentes ao mundo contingente.
Verdade é que o livre-arbítrio humano funciona, igualmente, durante o sono, encaminhando-se o Espírito para os lugares de sua preferência.
(...)
Devotamento ao bem, persistência na melhoria dos sentimentos, fidelidade aos princípios superiores e operosidade no campo de trabalho que a Misericórdia Divina nos reservou, na gleba terrestre, eis os fatores que nos levarão a viver, durante o sono, com a dignidade compatível com o que temos aprendido na abençoada escola do Espiritismo.
"A ordem é atestado de elevação", ensina Emmanuel - e, dentro de tal formulação, a disciplina espiritual permite que encarnados aplicados e assíduos adquiram, nas assembléias do espaço, o direito de consulta construtiva, em torno de temas fundamentais ao progresso humano.
Já com alunos transitórios, levados mais pela intercessão caridosa, que afinam pelo diapasão comum da pura curiosidade, o problema é diferente: desfrutam, apenas, da concessão da freqüência.
A Espiritualidade Superior esmera-se no aproveitamento do tempo, que não pode, nem deve sofrer prejuízos.
Muitas atitudes nossas, felizes ou infelizes, aqui no plano físico, resultam do que por nós foi observado nas assembléias espirituais superiores ou nas promovidas por entidades inferiorizadas.
Segundo os princípios do livre-arbítrio, e, ante a compreensão de que cada mente escolherá situações e equacionará problemas de acordo com a própria preferência, durante o sono terá o homem aqueles sonhos que representam e traduzem a sua vivência mento-psíquica na atualidade, ressalvando-se, é bem de ver, em nome da boa doutrina, os casos de revivescência de cenas e quadros plasmados na tela perispiritual em existências pregressas.
MARTINS PERALVA
em "O Pensamento de Emmanuel"

Um comentário:

Marilac disse...

Rose,
Gostei muito de aprender um pouco mais sobre o sono e os sonhos!
As vezes acordo com leve lembrança do que sonhei...Mas isso nem sempre acontece.
Deve ser maravilhoso participar dessas reuniões de esclarecimentos.
Obrigada por partilhar estes conhecimentos.

bjs
Marilac

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...